Cerimônia da Olimpíada do Rio iria ter homenagem a Hiroshima
06/07/2016 09:44 em Esporte

A NHK descobriu que a cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio de Janeiro iria ter um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da bomba atômica de Hiroshima. Mas o plano foi cancelado por temores de que o ato fosse interpretado como uma crítica aos Estados Unidos.

Os americanos lançaram uma bomba atômica na cidade japonesa às 8h15 de 6 de agosto de 1945. No Japão, a 71ª homenagem às vítimas vai coincidir com a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que irá começar às 20h de 5 de agosto, horário de Brasília.

O diretor criativo da cerimônia, o cineasta Fernando Meirelles, disse à NHK que desejava que pessoas pelo mundo inteiro fizessem com ele um minuto de silêncio às 20h15 no Rio de Janeiro.

Segundo Meirelles, ele queria que a mensagem de paz fizesse parte da festa, e que todas as pessoas refletissem sobre a pior tragédia da história da humanidade. Mas o comitê organizador da Olimpíada do Rio cortou a homenagem da cerimônia de abertura.

De acordo com a Carta Olímpica, todo tipo de discriminação contra um país ou indivíduo com base em questões políticas ou outras razões não é compatível com o espírito olímpico.

(Fonte NHK)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!