Governo japonês cria novo cargo para promover cooperação econômica com Rússia
01/09/2016 09:48 em Economia

O governo japonês criou um novo cargo ministerial visando promover a cooperação econômica com a Rússia.

Na quinta-feira, o secretário-chefe do gabinete japonês, Yoshihide Suga, afirmou que o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Hiroshige Seko, vai acumular o posto de encarregado de laços econômicos com a Rússia.

Isso ocorre em antecipação ao encontro entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e o presidente russo Vladimir Putin, na sexta-feira, em Vladivostok.

Suga mencionou que o ministro Seko presidiu uma reunião sobre os laços russo-japoneses quando esteve à frente de seu cargo anterior como vice-secretário-chefe de gabinete.

Segundo Yoshihide Suga, o ministro da Economia, Comércio e Indústria também exerceu um papel-chave no desenvolvimento de um novo plano para a cooperação econômica com a Rússia. Abe, por sua vez, propôs o plano a Putin quando ambos se encontraram no mês de maio, em Sochi.

O secretário-chefe de gabinete declarou que Shinzo Abe e Vladimir Putin irão discutir assuntos diplomáticos importantes, na sexta-feira, incluindo questões econômicas e a conclusão de um tratado de paz.

Japão e Rússia ainda não firmaram um tratado de paz desde o fim da Segunda Guerra Mundial devido à disputa envolvendo os Territórios do Norte.

A Rússia controla as quatro ilhas. O Japão as reivindica. O governo japonês mantém a posição de que elas são parte inerente do território do país. Diz que as ilhas foram ocupadas ilegalmente após a Segunda Guerra Mundial.

(Fonte NHK)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!